Todas as pessoas que criam conteúdos para internet tem um objetivo, uma finalidade, vender, para sua audiência.
Mas para realmente conseguir vender é preciso criar conteúdos com estratégias, utilizando um funil de marketing de conteúdo, a seu favor.
O que é funil de vendas
Índice de Conteúdo
O funil é um planejamento estratégico, que leva em consideração as diferentes etapas do funil que a sua audiência está.
Ou seja, e comunicar a sua audiência em diferentes etapas do funil e cada etapa despertar um interesse até gerar o desejo de compra.
O funil de marketing de conteúdo e um formato onde você consegue acompanhar a jornada de compra desde a visita no site até a venda se concretizar
Essa movimentação e mais conhecida como jornada de compra.
Ao acompanhar esta jornada de compra você consegue entender melhor as necessidades da sua audiência.
E quais os conteúdos têm mais potencial, os conteúdos não são sobre nós, mas sobre o sua audiência.
Basicamente o funil e dividido em três etapas: topo, meio, fundo.
E para cada etapa é necessária uma abordagem do seu conteúdo diferente e assertiva.
Benefícios do funil de vendas
- Conteúdos relevantes para a audiência
- Melhora a sua produtividade
- Otimiza o seu tempo
- Você entende melhor o seu público alvo
- Você consegue acompanhar onde está tento mais resultados
Um dos maiores benefícios do funil de marketing de conteúdo e auxiliar na criação de estratégias para conquistar a sua audiência e também alcançar mais pessoas.
Etapas de um funil de conteúdo.
Topo de funil.
As pessoas que, estão no topo do funil de marketing, ainda não conhecem o seu produto como solução para o problema delas.
Elas não têm consciência que tem o problema é muito menos que existe uma solução.
Através do marketing de conteúdo você pode trazer está percepção.
De que existe um problema é uma solução, utilizando o seu conteúdo para trazer esse conhecimento.
Nesta etapa o seu foco principal é despertar o interesse das pessoas.
O conteúdo topo de funil deve ser 50% dá, seu conteúdo principalmente se você está iniciando e tem poucos seguidores.
Tipos postagens para topo funil
No Instagram é uma ótima alternativa os Reels, é muito bom para conteúdos topos de funil, por ser uma ferramenta nova tem um ótimo alcance.
E é uma ótima alternativa para atrair público qualificado.
Uma excelente opção também é frases motivacionais, elas criam uma conexão forte com a sua audiência.
E desperta um desejo de compartilhar, e a sua mensagem alcançar ainda mais pessoas.
Quando você é autêntico e compartilhar verdades que ninguém conta, gera um relacionamento e conexão muito grande.
Quando eu falo dos meus desafios e deixando bem claro para minha audiência que não é dinheiro rápido é muito menos fácil.
Isso gera uma conexão única, com os novos empreendedores digitais.
Uma ótima opção também é utilizar meses, são muito divertidos
Mas lembre se de criar conteúdos relacionados ao seu nicho de forma criativa e autêntica
Busque inspirações em outros nichos, para não criar conteúdos mais do mesmo.
Tenha o seu diferencial
Meio de funil
No meio do funil o seu público alvo já tem conhecimento sobre o problema mais ainda não sabem como poderia solucionar
O conteúdo deve ser algo mais que ensina de forma mais Informativo, que facilite ou simplifique.
De forma que eles entendam que o que você entrega e a solução que eles procuram, o ideal e mostrar os motivos pelo quais as pessoas compram de você.
A ideia é trazer conteúdos fáceis de entender e mais didáticos
E uma ótima forma de educar a sua audiência sobre o assunto que você aborda.
O conteúdo meio de funil eu recomendo que sejam 30% do seu conteúdo.
Tipos postagens para meio funil
Uma excelente alternativa e utilizar os carrosséis, sequência de Stories, laives com o objetivo de ensinar algo.
Por exemplo, você pode criar um carrossel com 5 dicas de ferramentas que pode auxiliar no seu negócio online.
Como ganhar seguidores, como produzir conteúdos, como ser mais produtivo, etc.
Sabe aquelas dicas práticas que dá um enorme voltando de salvar para não perder.
Pois é, essas dicas que facilita a vida do empreendedor iniciante.
Além de trazê-lo o seu público alvo para a mentalidade certa gerando conhecimento do mercado.
As colava podem ser usadas tanto de meio de funil quanto para o topo.
A diferença se dá pelo tipo de assunto abordado
Fundo de funil
O fundo de funil e um conteúdo voltado para as pessoas que já tem consciência do problema é da solução.
Então o conteúdo fundo de funil e a oferta, e quando basicamente acontece a venda direta.
Após conscientizar as pessoas de que elas tem um problema é que seu produto e a solução para o problema delas.
No conteúdo fundo de funil você vai sanar as dúvidas delas relacionadas ao produto que será entregue como solução.
E um conteúdo voltado para quebrar objeções.
Todas aquelas incertezas que ela ainda tem sobre o produto que você ir entregar.
Minha sugestão é que o conteúdo fundo de funil sejam 20% da sua estratégia de conteúdos.
Tipos postagens para fundo de funil
O objetivo principal e quebrar objeções o ideal são conteúdos como depoimentos, benefícios que o produto ou serviço tem.
Os posts mais interessante para cumprir este objetivo são posts informando sobre falta x dias para encerrar.
Nesta fase do funil é muito interessante usar alguns sentimentos que levavam a compra como escassez.
Mostrar o produto por dentro e os benefícios que ela vai receber ao comprar de você.
O intuito é despertar este desejo de compra, mas essa etapa só terá sucesso se todas as outras forem feitas.
Uma complementa a outra, é importante ressaltar que não é bom transformar seu conteúdo em uma loja.
E sim respeitar todas as etapas do funil por isso não se deve vender a todo momento.
Porque as pessoas precisam de um relacionamento de confiança para comprar de você.
Conheça várias formas de vender seja através de um blog, Instagram, YouTube, e outros.
No curso fórmula negócio online tem módulos completos que te ensina passo a passo.
Como você pode criar conteúdos estratégicos e vender de forma profissional como afiliado.
Eu vou ficando por aqui
espero ter te ajudado
E até o próximo post
Tainara Souza
Deixe um comentário